NOSSA HISTÓRIA


Escola Estadual de Ensino Fundamental Umbelina Garcez: 1961- 2012

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Umbelina Garcez é uma escola pública com ótima referência em qualidade de educação, que procura cada vez atender melhor à comunidade num resgate à cidadania, além do conhecimento sistematizado. 
Foi inaugurada em vinte e um de janeiro de mil novecentos e sessenta um (1961). Uma realização conjunta dos governos do Brasil e Estados Unidos da América do Norte, através de convênio entre o Estado da Paraíba SUDENE e USAID dentro do programa  Aliança para o progresso  do governador do Estado Dr. Pedro Moreno Goudim.
 Em agosto de 1965 a Escola foi restaurada pelo Secretário de Educação e Cultura Dr. Antônio Nominando Diniz.
No início, a escola atendia somente o curso de pré-escolar, o ensino fundamental de 1ª à 4ª série, com capacidade para 300 alunos. Com o passar dos anos as exigências escolares aumentaram, aumentando também sua capacidade.
Em 12 de novembro de 1996, aconteceu a primeira reunião na escola para designar os membros do Conselho Escolar que é formado pelo presidente, vice-presidente, secretário, professores por turnos, alunos por turno, funcionário, diretor e vice- diretor. Após a escolha desses membros, os mesmos imediatamente tomaram posse, estiveram presentes nesta reunião a comunidade escolar e uma representante da secretaria de Educação do Estado da Paraíba.
 Em 2004, encerra o ensino infantil, dando inicio ao ensino fundamental da 1ª à 5ª série e em 2005 a escola passou a atender o ensino fundamental completo de 1ª à 8ª série. Em 2006, se encerra o ensino fundamental I (1ª à 4ª série), dando começo ao ensino médio. Infelizmente, em 2012, devido o reordenamento da educação promovido pelo governo do estado o ensino médio foi extinto de nossa escola. Hoje a escola atende somente o ensino fundamental II (6º ao 9º ano).
Desde 2000, já se discutia sobre a eleição para diretores de escola, mas apenas em 2004 concretizou- se esse objetivo. Na primeira eleição concorreu duas chapas. Chapa I era formada por Kilma Coutinho de Souza, Maria Gorette Feitosa e Maria Nazarethe Lima de Oliveira. A Chapa II foi formada por Rosinélia Carvalho M.  Figueiredo, Célia Francisca de Souza Gouveia e Maria Aparecida Pessoa Aguiar. A Chapa eleita pela comunidade escolar foi a chapa I que administraram a escola por dois anos.  Em 2006 aconteceu uma nova eleição, a chapa Única que era formada por Kilma Coutinho, Maria Nazareth Lima de Oliveira e Leonilde Magna Lima Menezes de Souza  que foi eleita novamente para governar por mais dois anos. Cada diretor tinha direito de se eleger em dois mandados.
Em 2008, ocorreram novas eleições na escola para direção escolar, desta vez foram lançadas três chapas. A primeira era formada por Maria Nazarethe Lima de Oliveira, Maria José Lourenço da Costa e Suzana Maria Barbosa, da segunda chapa faziam parte a professora Maria da Penha Ferreira da Silva, Maria Aparecida Pessoa Aguiar e Rosinélia Carvalho M. Fiqueredo e a chapa três foi formada por Maria da Conceição Costa Fernandes, Patrícia da Silva Ferreira Almeida e Odete Santos do Nascimento. A equipe vencedora foi a chapa três. Em 2011, termina o mandado e acontece novamente a eleição, como é esperado a cada dois anos, e desta vez só se inscreveu uma chapa que é a da atual direção que realiza o seu segundo mandado.
Atualmente, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Umbelina Garcez atende apenas ao Ensino Fundamental II do 6º ao 9º ano (diurno e noturno).